Depilação: Qual método escolher?

Na hora de retirar os pelinhos indesejados do corpo, sempre surge uma dúvida: Qual método de depilação devo utilizar? 

Pode não parecer, mas há muitos fatores a considerar ao escolher uma maneira de se depilar. 

Para te ajudar a escolher a depilação ideal, fizemos um comparativo dos principais métodos de depilação existentes. Confira:  

Fotodepilador

processo de depilação fotodepilação

Os benefícios

Esta é uma dádiva de Deus para quem vive sempre ocupada. Você pode executar o procedimento em um momento conveniente para você. O dispositivo opera com tecnologia IPL: é um pulso de luz intenso que é usado na cosmetologia profissional e atua diretamente nas raízes do cabelo, interrompendo o crescimento desta última. E é seguro para a saúde: os filtros UV incorporados protegem a pele. E também é lucrativo: o dispositivo se paga em 5-7 procedimentos.

Desvantagens

A tecnologia IPL é ineficaz em cabelos muito claros, ruivos e grisalhos.

Além disso, o processo de se livrar do cabelo não é rápido. Cada flash lembra uma pequena descarga de calor. E quanto mais energia o dispositivo tem, mais perceptível é o flash. Além disso, quanto mais forte o pulso de luz, mais eficaz é o resultado. Assim, com um bom equipamento você obterá um resultado notável após 5-6 procedimentos.

Ceras depilatórias 

Os benefícios

Esta é uma depilação superficial que não afeta o folículo piloso. No entanto, esse método fornece um resultado mais longo do que o barbear, sem o risco de cortes. Usando um creme ou cera, você pode facilmente remover os pelos dos canhões que o fotoepilador não tira.

Desvantagens

O procedimento em áreas sensíveis pode ser bastante doloroso, tudo depende da habilidade do especialista e da qualidade da cera. A primeira vez é sempre dolorosa, porque as lâmpadas dos cabelos intactos são maiores que os poros. Portanto, em alguns salões, pode ser oferecido o uso de anestesia local.

Dica

Um dia antes do procedimento, teste a sensibilidade da pele e verifique se o produto escolhido não causa irritação.

Depilação a laser

Os benefícios

Esse é sem dúvidas um dos métodos mais eficazes de depilação e absolutamente indolor. Com a ajuda de um dispositivo é possível aquecer gradualmente os folículos até que sejam completamente destruídos, eliminando o risco de queimaduras e pigmentação.

Desvantagens

Não remove os cabelos grisalhos (não existem dispositivos no mundo capazes disso). E, para alcançar uma suavidade absoluta da pele, você precisará de um pouco mais de seis meses. A taxa média de remoção de pêlos é de 7-8 procedimentos, com um intervalo de 4-5 semanas. Mas tudo depende da zona a ser tratada e do seu histórico hormonal no momento. Esse processo lento de remoção de pêlos se deve ao fato de que durante a sessão apenas os folículos pilosos que estão na fase de crescimento ativo são destruídos. E em cada parte do corpo é diferente. 

Após o procedimento de depilação a laser, siga as regras: você não pode vaporizar a pele, tomar banho ou sauna muito quente, aplicar produtos que contenham álcool na área tratada. 

Depilação com lâmina ou navalha

Os benefícios

Esta é a maneira mais rápida, fácil e acessível de remover pêlos. 

Desvantagens

Um grande ponto negativo desse método é que o barbear não fornece um resultado a longo prazo. Em um dia ou dois, você terá que recorrer à ajuda da máquina novamente. Além disso, com o uso regular da navalha, o cabelo fica mais grosseiro e mais duro, causando irritação na pele nas axilas e na área do biquíni.

Dica

Use uma lâmina de barbear com uma cabeça flutuante e várias lâminas e sempre observe as mudanças oportunas. Não se esqueça de sempre utilizar a espuma de barbear.

Depilador

Os benefícios

A disponibilidade desse aparelho em casa economiza especialmente quando é quase impossível ir até um salão durante a temporada de festas e todo o salário é gasto em um vestido novo. Além disso, diferentemente da cera, as depiladoras modernas são capazes de capturar e remover pelos com um comprimento de 0,5 mm ou mais. Eles ainda não estão visíveis e você já pode facilmente se despedir deles. E esqueça essa execução por pelo menos três semanas.

Desvantagens

Sim, esse realmente não é o procedimento mais agradável, especialmente se você tiver uma sensibilidade de dor baixa. A boa notícia é que toda vez que você utiliza o aparelho, a dor diminuir um pouquinho, afinal, você vai se acostumando com a sensação. No entanto, quanto mais você usa o aparelho, maior o risco de pelos encravados. Mas fazer peelings semanalmente podem ajuda a lidar com o problema.

Além disso, se o procedimento for feito nas estações mais quentes do ano, é preciso estar atenta aos cuidados com a pele no verão para não ter problemas futuros. 

Como evitar o crescimento de pelos encravados? 

Muitas vezes esse problema ocorre quando a pele está muito seca. Portanto, a primeira coisa para fins preventivos é hidratar a pele.

Se o problema já existe, os peelings mecânicos pode ser uma ótima solução. Isso porque eles ajudam a remover os pelos encravados que estão próximos à superfície da pele, esfoliando suavemente as células mortas, que fecham os poros e impedem a quebra de pelos finos. 

Para evitar inflamações, após o procedimento de descamação da pele, compre um produto para o corpo com ácidos no salicílico, por exemplo. Mas se já houver inflamação, use o seguinte truque: Umedeça um algodão com uma solução de ácido salicílico ou tintura de calêndula e limpe a área de inflamação uma vez por dia até que o problema seja resolvido. E não tente extrair cabelos com pressão ou pinças – você corre o risco de pigmentação neste local.

É permitido usar um creme depilador após uma sessão de depilação a laser?

Você não pode usar nenhum método de depilação que arranquem ou danifiquem o folículo piloso após uma sessão de depilação a laser. No caso das primeiras sessões, que ainda sobram alguns fiozinhos, use apenas lâminas ou navalhas para se depilar. 

Cuidados com a depilação no verão 

Quem nunca se depilou de última hora antes de ir a praia? Acredite, esse é um grande erro cometido no verão. A depilação com cera, gilete ou laser pode levar a uma séria irritação da pele pelo sol, filtro solar ou areia. Por isso, a depilação deve ser feita com no mínimo 24 horas de antecedência a exposição ao sol.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *